Curitiba, 23 de agosto de 2024
Por Lá Vou Eu Business Travel
A novela parece chegar ao fim. Adiado inúmeras vezes, o Parlamento Europeu finalmente confirmou que o ETIAS vai começar a vigorar em maio de 2025. O novo documento para entrada nos países europeus funciona como uma autorização eletrônica prévia, que servirá para entrar em quase todos os países do velho continente, visando aumentar a segurança e o controle de fronteiras.
O ETIAS começou a ser debatido em 2016, foi aprovado em 2018 e deveria ter entrado em vigor no último ano. Foi adiado novamente para novembro de 2024. Mas após muitos capítulos, a União Europeia parece ter finalmente decidido, nesta semana, que a novidade para ingressar nos países do bloco passa a valer, de fato, em maio de 2025.
O novo sistema de autorização de viagem, chamado ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), será obrigatório para cidadãos de países que atualmente não necessitam de visto para entrar no Espaço Schengen, incluindo o Brasil. A autorização será válida por três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro.
Será possível utilizar o ETIAS para viajar à Europa várias vezes, enquanto ele estiver válido e vinculado ao passaporte informado no processo de solicitação.
Cidadãos de 63 países que atualmente não necessitam de visto para entrar na União Europeia terão que pagar uma taxa de €7 (R$42 na cotação atual), exceto para menores de 18 e maiores de 70 anos, que serão isentos da cobrança. Além disso, parentes de primeiro grau de cidadãos europeus, ou seja, cônjuges, filhos e pais do portador do passaporte europeu também estarão liberados da cobrança.
Parte das taxas serão destinadas para serviços públicos nos países do bloco, além de recolhimento de lixo e limpeza.
Como solicitar?
Para solicitar o ETIAS, os viajantes precisarão fornecer informações pessoais, detalhes do passaporte, e responder a um questionário sobre segurança e saúde. Apesar da aprovação do visto levar apenas alguns minutos, é aconselhado que se faça a solicitação cerca de 30 dias antes da data prevista para a viagem.
Foi informado que a maioria dos formulários teria uma resposta automática em até 10 minutos. Mas há possibilidades da autorização ser negada, caso haja irregularidade. Nestes casos, haverá uma revisão manual dos dados enviados pelo usuário. Em determinados casos, pode ser solicitado uma documentação extra ou uma entrevista com o viajante, o que pode aumentar o período de espera em até 30 dias. A UE recomenda que a reserva de voos e acomodação seja feita após o encerramento do processo.
Embora o processo de solicitação do ETIAS seja relativamente simples, contratar uma agência de turismo pode ser a melhor maneira de garantir que tudo corra sem problemas ou imprevistos. “Agências de turismo especializadas podem cuidar de todo o processo de obtenção do visto, minimizando o risco de erros e atrasos”, afirma Pedro Braun, guia de turismo especializado.
Quais países aderiram ao ETIAS?
O ETIAS será válido para viagens a todos os países que compõem o Espaço Schengen, que inclui a maioria dos países da União Europeia, além de alguns países não membros, sendo eles:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos (Holanda);
- Polônia;
- Portugal;
- República Tcheca;
- Suécia;
- Suíça.