15/05/2024
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho só deve retomar suas operações em setembro. Totalmente alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto volte a sua normalidade apenas dentro de alguns meses. No entanto, de maneira oficial, a Fraport Brasil em breve vai renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho pelo menos até o fim de agosto por conta dos profundos danos causados pelas enchentes.
O comunicado, chamado de Notam (Notice to Airman – documento reconhecido internacionalmente para divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas), vai ampliar em mais 90 dias o prazo para que o aeroporto tente voltar à sua normalidade. A concessionária vai comunicar, em breve, que devido às enchentes, o aeroporto não pode ser utilizado para pousos e decolagens. O Notam será publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Nesta terça-feira (14), por conta da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e/ou destino no Aeroporto Salgado Filho. A suspensão abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes.